setembro 06, 2009

AQUELE QUE GUARDA MEUS MANDAMENTOS, ME AMA!


AQUELE QUE GUARDA MEUS MANDAMENTOS, ME AMA!

Hoje estava ouvindo essa música em casa, junto com um monte de outras pérolas que tenho em um CD. Tem Grupo Pescador, Grupo Semente, Banda Azul, Banda Fé, Grupo Trôade, Carlinhos Félix...

Quando quero ouvir músicas que me falem escrachadamente sobre o evangelho, são geralmente essas coisas que ouço.

E como me faz bem!

Aí, como dizia, chegou a vez dessa música do grupo semente:

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda. Esse é o que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai. E eu também o amarei e me manifestarei a ele..."

Me comovi muito, e lembrei de quantas vezes na infância e adolescência ouvi essa música e sentia um misto de sentimento de amor e terror. Sublimidade e culpa.

Imaginava um Jesus que era amor perfeito, ao mesmo tempo em que era "birrento". Isto porque se essa frase sai da boca de um pai pro seu filho, ou de um marido pra sua mulher, geralmente é essa impressão que nos sobre ao coração.

“Quem guarda os meus mandamentos, esse é o que me ama".

E aí, como minha mente era impregnada de versos bíblicos, outros versículos eram magneticamente atraídos, como por exemplo: "Porque me chamais de Senhor, se não fazeis o que eu vos mando?”



Na verdade, a gente julga muito a Jesus pelos nossos padrões. É certo que Ele era homem, mas não um homem caído. Ele era O Homem! Era o Amor em carne, com todas as implicações de doação e disciplina próprias de alguém que ama perfeitamente, como Paulo descreve em Coríntios 13. Por isso, ele jamais procura os seus próprios interesses (de ser amado e obedecido) e jamais se alegra com a injustiça do pecado!

Tragicamente, toda vez que um ser caído resolve arrogar-se à condição de "cumpridor do amor perfeito", o resultado é muita extorsão, ameaça, terrorismo, birras e maldições.

Mas com Jesus não é assim. Ele não é a "Palavra tentando ser sabida, lembrada e cumprida". Ele é a palavra encarnada. Por isso, é mais desejável do que o ouro depurado.
É mais doce que o mel e o destilar dos favos!

Nós, seres caídos, não somos encarnação da Palavra. No máximo, somos vasos de barro que são chamados a guardar um tesouro sobreexcelente dentro de si. O perfeito e sublime convivendo com o frágil e temporal.


Essa realidade não deve nos colocar em dois caminhos:

1 – O caminho da desistência do que é perfeito. Devemos avançar pro alvo, certos de que o Deus que começou a boa obra em nós é fiel pra completá-la até “Aquele dia”. O dia de Cristo Jesus.

2 – O caminho da farsa e da hipocrisia. Vestindo uma mascar e apresentando um “show” aos homens que não tem coerência com aquilo que acontece dentro de nós.

Nós somos chamados simplesmente a andar por fé e guardar a Palavra de Cristo. Tanto no momento que ela nos cura, quanto no momento que ela nos fere. Tanto no momento que ele nos levanta, quanto no momento que ela nos derruba.

Mas nossa vocação é caminhar. E conhecer a Deus em cada circunstância que coopera para nosso bem, e para a tapeçaria da obra de Deus em nós.

Ninguém se acovarde diante do mandamento. Tanto quanto ninguém dissimule!

Ninguém diga : Eu concluí que não amo a Deus de verdade e não mereço nada que venha dEle! Por isso, vou viver conforme eu quiser até minha condenação final!

Mas também ninguém diga: Meu amor por ti jamais será abalado, eu te garanto! E os homens verão isto!
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama”
Esta declaração não deve gerar extremos doentios humanos em nós. Deve sim, nos colocar no caminho de conhecer o amor de Deus, em Cristo, em toda profundidade, largura, comprimento e extremidade!

Sim! Porque só ama a Jesus de verdade, quem aceita o desafio de guardar seus mandamentos!

Antes de colocar o pé na estrada da vocação e experienciar a aventura de dar razão a Jesus e guardar seus mandamentos, o que existe é apenas a covardia culposa e atormentada ou então o farisaísmo jactancioso e soberbo.

Os mandamentos de Jesus não geram esse tipo de coisas.

Como diz o Salmo, “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em guardá-los, há grande recompensa”.

Sim! E a maior recompensa é descobrir o quanto Jesus é amável! RS!
Só quem experimenta em si o benefício de guardar um mandamento de Jesus (mas tem que ser verdadeiramente um mandamento dEle) sabe o quanto Ele é Amável ! (digno de ser amado)

Guardar o mandamento de Jesus é experimentar em nós a natureza divina como herança. É olhar nos olhos de Deus e chamá-lo de Pai, por discernir seu Espírito em nós!

Guardar o mandamento de Jesus nos tira escamas dos olhos pra entender toda Escritura, não por exegese ou técnica humana qualquer. Mas por compreender o Espírito que inspira, conspira, trabalha, geme, motiva e dá Vida à “Palavra de Deus”.

Quem vive isso, canta em uníssono com o salmista, e dá razão a Jesus:

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me amará de verdade!”

Digno é o Senhor, de ser amado de todo coração, de toda mente, de toda alma e de todo entendimento!

Digno é o Senhor de ser chamado de Mestre. Ele é o Bom Pastor, que dá a vida pelas ovelhas. E cada ovelha sua, ao RECONHECER A SUA VOZ, o segue. E ele vai à frente, guiando-as até aos pastos verdejantes.

Só reconhece a voz do Pastor, quem experimenta guardar seus mandamentos.

Penso que aquilo que se pode chamar de "manifestação do amor de Jesus" (será amado por meu pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele) pra muita gente se processa enganosamente por duas vias básicas:

1 - Alguma aparição sobrenatural ou poder de Graça manifesto, trazendo curas, luzes celestiais e etc.
2 - Estudo dirigido exegético da Bíblia

Porém, conforme Jesus, ninguém prova sua "manifestação", tanto quanto o Amor do Pai e o Amor dEle, se não for ousado o suficiente para dar razão a Ele e guardar seus mandamentos.

É somente nessa experiência que Jesus se manifesta a nós de forma plena.

Antes disso, é só EXPERIÊNCIA MÍSTICA RELIGIOSA de quem viu algum ODNI - objeto divino não identificado... ou IDOLATRIA, que é aquela imagem de Deus construída por mentes e mãos com técnicas habilidosas. E isso acontece entre os católicos, entre os evangélicos, entre os espíritas, entre os budistas e todos os outros! E especialmente entre os teólogos dessas religiões que são quem mais constróem "imagens" de Deus pra consumo filosófico, comercial ou religioso.

Portanto o "ter e guardar seus mandamentos" não é uma condição para provar o privilégio de ser amado e ver a manifestação. Não!

É como se fosse um portal espiritual onde se conhece a verdade não de “ouvir e falar”.

A experiência de viver o mandamento nos ilumina os olhos! Como disse o salmista no salmo que eu citei anteriormente.

“Dá sabedoria aos símplices".

É desejável, bom, perfeito e agradável.

Essa talvez seja a motivação de Paulo ao escrever aos Romanos dizendo:

“Rogo-vos, pois irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus - que é o culto da vossa mentalidade.

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus".

Só conhece a Deus e sua Palavra quem a pratica de modo simples e sincero.

Mas tem que ser verdadeiramente "Palavra de Jesus".

Fora aos genéricos e misturados!

Quem aceita esse desafio o amará e muito. Com amor Eterno, cheio de ações de Graças Eternas. Pois compreenderá a essência da vontade de Deus, revelada em Cristo.

Por outro lado, os homens verão isto, e glorificarão ao nome do Senhor, sem que uma igreja besta, bélica, arrogante, dona da verdade, tapada e maligna tenha que fazer cruzadas evangelísticas propagandistas e marketeiras em nome dEle.

“Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe,
E faça resplandecer sobre nós qual é o seu rosto,
Para que se conheça na terra, o teu caminho e a tua salvação.
Louvem-te os povos ó Deus, louvem-te os povos todos!
Alegrem-se e exultem as gentes!”

Que o Evangelho seja pregado a toda criatura! Sim, que a terra se encha do conhecimento do Senhor, assim como as águas cobrem o mar!
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça, e entenda estas coisas.

Ao cordeiro de Deus e nosso Bom Pastor, toda honra, glória e amor.

Amém.

Em Cristo, que ao ser perguntado como ele sabia aquelas “letras” sem ter estudado, respondeu: O meu ensino não é meu, mas dAquele que me enviou. “QUEM QUISER FAZER A VONTADE DELE, CONHECERÁ A RESPEITO DA DOUTRINA, se ela é de Deus ou se falo por mim mesmo”.

Por Marcello Cunha
http://marcello.cunha.sites.uol.com.br/index.html

Seja o primeiro a comentar

Seguir este Blog

Grupos do Google
Participe do grupo Caminho da Graça Itanhaém
E-mail:
Visitar este grupo

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO